terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Ministrando louvor no perído de oração

Ministrando louvor no perído de oraçãoImagine a seguinte situação: “O pastor está encerrando sua pregação. Sua equipe de louvor já está tranqüilamente sentada, com a sensação de dever cumprido após ter liderado um período de louvor de quatro a cinco musicas. Mas inesperadamente, o pastor suavemente convida a igreja a responder a palavra de Deus, em atos físicos como ficar de pé ou ir até a frente, no que costumamos chamar de “altar”, para receber uma oração por algo específico. A equipe de louvor sobe até plataforma onde estão os instrumentos, e depois de uma breve conversa com o pastor, ou simplesmente por inspiração divina, sem distrair a igreja, tenta tocar o que está no coração de Deus, participando ativamente desse processo”. 

Tenho lidado com momentos como esse desde que comecei a liderar louvor, e durante essa minha jornada, pude experimentar que esse pode ser o momento mais precioso durante um culto.

E é por isso que resolvi escrever esse artigo. Se esse momento é tão especial, porque não nos preparamos pra ele, assim como nos preparamos para o período de louvor? É certo que nem sempre podemos saber a direção em que o Espírito irá soprar, mas na tentativa de ser assertivo, entre uma “bola fora” e outra, aprendi algumas dicas que gostaria de deixar aqui registradas. Espero que possam ajudar. 

O QUE TOCAR? 

Se você montou sua lista de musicas para o período de louvor baseado no tema da pregação da noite, provavelmente você já tem uma grande pista do que tocar no período de ministração. Por isso é fundamental que você converse com o pastor sobre o culto de domingo durante a semana. 

Vez ou outra, repito a musica que escolhi para o momento de intimidade no período de louvor durante a ministração. Mas isso não impede que eu escolha uma musica especifica para esse momento. 

É muito importante que toda a equipe de louvor esteja atenta a pregação, observando para onde o Vento está soprando. Muitas vezes eu decidi que musica seria feita num provável tempo de ministração enquanto Deus falava comigo através da pregação. 

Se você já tiver uma musica em mente, submeta ao pastor antes de começar a tocá-la, mas faça isso discretamente, sem “desligá-lo” do que ele está fazendo. Ao fazer isso, esteja aberto para uma sugestão repentina dele. Se a banda não souber tocar a musica, opte por um arranjo mais simples, como apenas teclado e voz, ou violão e voz, mas valorize a sugestão do pastor. Se você tiver um grupo de músicos experientes, mesmo que não conheçam a musica, na segunda vez que ela for tocada todos estarão te acompanhando. 

COMO TOCAR? 

Em primeiro lugar, sugiro que você peça para a banda inteira estar pronta pra tocar junto com você, mesmo que no processo você não use todo mundo. 

Se a musica que você escolheu tem em seu arranjo uma introdução ligeiramente “pesada”, considere a possibilidade de começá-la diferente. Pense numa maneira de suavizar, começando apenas com teclado ou violão, e acrescentando outros elementos aos poucos. 

Esteja atento as intervenções do pastor enquanto toca ou canta. Lembre-se que o líder nesse momento é o pastor, e você está apenas apoiando seu trabalho. 

Se o coro da musica é o que você sente que Deus está falando ou quer ouvir naquele momento, gaste um tempo com ele. Não tenha pressa de cantar a musica inteira. 

Se as pessoas estiverem recebendo oração, cuide para que o volume da banda não atrapalhe. Não esqueça a banda pra trás. Lembre que, especialmente num momento que pode tomar uma atmosfera espontânea como esse, a banda precisa muito dos seus sinais e deixas. Assim que você subir, rapidamente já converse com a banda sobre seus planos. 

QUANDO TOCAR? 

Se seu pastor já espera a banda no final de cada culto, não espere que ele chame. Esteja atento à conclusão da mensagem e fique num lugar onde o pastor possa te ver. Com um simples olhar você pode entender o que deve fazer. 

Quando o pastor terminar o culto, considere a possibilidade de continuar tocando por mais alguns minutos. Algumas pessoas podem ainda permanecer ali com o Senhor, e nós podemos ajudá-la musicalmente mesmo após o culto. 

De preferência, não cante enquanto o pastor fala. Se ele começar a falar enquanto você canta, De um passo para trás, diminuindo o volume ou mesmo parando de cantar por um tempo. 

Essas são algumas dicas que podem ajudar, mas acima disso tudo, nunca se esqueça que o líder de louvor é muito mais que um cantor. Estamos nessa função com a nobre tarefa de perceber o que Deus está fazendo e comunicar isso musicalmente a nossa comunidade. Quanto mais seu relacionamento com Deus estiver bem “afinado”, mais naturalmente você irá reagir a um período de ministração, e maior será seu entrosamento com o seu pastor. 

Por Fabiano Alves 

Fonte: Vineyard 

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Nosso Endereço:

Rua Marechal Costa e Silva, n.208 - Paulo Afonso - Bahia
e-mail.: igrejabatistatabernaculo@gmail.com
Pastor Aldeci: (75) 3281. 5769
Obrigada pela visita....Fique na PAZ!

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO