O CRISTÃO E A RESPONSABILIDADE SOCIAL
Introdução: A responsabilidade social do cristão tem pôr base as seguintes normas éticas;
1)Outros homens devem ser respeitados como pessoas e não usados como coisas
2)Muitas pessoas têm maior valor que poucas pessoas Biblicamente falando:
1)O cristão deve amar o seu próximo (Mt 22,39)
2)Cada outra pessoa, amigo ou inimigo, é nosso próximo (Mt 5.43,44 e Lc 10.29ss)
Em resumo, o cristão tem uma responsabilidade diante do seu próximo, e o mundo inteiro de pessoas se constitui seus vizinhos.
I.A RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CRISTÃO EM GERAL
O dever do cristão para amar inclui as dimensões sociais e espirituais do amor. A Responsabilidade pela Pessoa Total : O homem é mais do que uma alma destinada ao outro mundo, é também um corpo que vive neste mundo.
FILOSOFIA PLATÔNICA: O homem essencialmente é um ser espiritual, tendo apenas conexão funcional com o corpo, que na melhor das hipóteses é um impedimento, e na pior, um grande mal.
POSIÇÃO BÍBLICA : Deus criou todas as coisas boas (Gn 1.31). O corpo tem valor para Deus ( I Co 6.19,20 e I Ts 5.23) e a ressurreição é a resposta máxima de Deus para este fato (Atos 17.32, I Co 15, I Ts 4.16).
II. AS RESPONSABILIDADES SOCIAIS ESPECÍFICAS DO CRISTÃO
A.A Responsabilidade Social Pelos Seus (ou Básica)
1.Prover para Si Mesmo : Ef 5.29, I Ts 4.11,12, II Ts 3.7-10
2.Provendo para Sua Família : I Tm 5.8,16. A obrigação social primária pelos pobres e necessitados não recai sobre a igreja nem sobre o estado, mas, sim, pela família imediata, Se alguém deixa de prover para seus parentes indigentes, fracassou na sua responsabilidade cristã básica à sua própria família, a menos que seja incapaz de cuidar de si mesmo.
3.Provendo para Seus Irmãos Crentes : Gl 6.10, Tg 2.15,16, I Jo 3.17. A marca básica do amor cristão é o amor aos irmãos (João 13.35), conforme presente na vida da Igreja Primitiva (At 6.1, I Tm 5.9ss).
A solicitude social dos cristãos deve começar com sua própria família e com os outros crentes, mas não deve terminar ali.
B.A Responsabilidade Social para com Todos os Homens
1.A Responsabilidade Social pelos Pobres
No Velho Testamento : Lv 19.9,10; Dt 15.7,8; Pv 19.17; Sl 41.1
Nos Evangelhos : Mt 26.11; Lc 14.13,14; Lc 18.22; Lc 19.8
Na Igreja Primitiva : At 11.29; Rm 15.26; Gl 2.10
A Bíblia ensina que é moralmente errado explorar o pobre, e moralmente certo ajudar os pobres. Aquilo que alguém faz em prol dos pobres está fazendo a Cristo (Mt 25.40,35,36)
2.A Responsabilidade Social às Viúvas e aos Órfãos
No Velho Testamento : Ex 22.22,23; Dt 24.19; 26.12,13; 27.19; Sl 146.9
Nos Evangelhos : Mc 12.40; Lc 21.2
Na Igreja Primitiva : At 6.1; I Tm 5.3,9-10; Tg 1.27
O princípio da Responsabilidade Social é que há uma obrigação de ajudar aqueles que não podem ajudar a si mesmo, provendo abrigo para os desabrigados (Hb3.12), roupas aos que não as têm (Tg 2.15), visitas aos que estão sem amigos (Mt 25.36).
3. A Responsabilidade Social aos Escravos e Oprimidos
No Velho testamento : Ex 3.8-9; Ez 18.5-9
No Novo Testamento : Gl 3.28, Cl 4.1, Fl 16
Deus está fortemente oposto às instituições da escravidão humana. Quer a escravidão seja política, econômica, ou de outros tipos.
4.A Responsabilidade Social aos Soberanos e Governantes
Como Cristãos temos um dever tríplice para com os soberanos e governantes;
O Dever de Obedecer-lhes : Rm 13.1-5; I Pe 2.13-16
A obediência ao governo não é incondicional. A bíblia não aprova a idolatria patriótica (Ex1.16,17; Dn 3; At 4.18, 5.29). A pessoa deve sempre obedecer ao governo quando este assume a sua posição apropriada debaixo de Deus, mas nunca deve obedecer ao governo quando toma o lugar de Deus. O governo, pois, é instituído pôr Deus para representá-lo na área social e política da vida, mas o governo não foi destinado a substituir Deus pôr meio de dominar completamente a vida moral e religiosa do homem.
Quando as leis superiores (Deus), são confrontadas pelas leis inferiores (Governo), neste caso, deve-se obedecer a Deus mais que aos homens.
O Dever de Pagar impostos : Mt 22.21; Rm 13.6
O Dever de Honrá-lo : Rm 13.7; I Pe 2.17
5. A Responsabilidade para Promover a Paz e a Moralidade
É para o bem de todos os homens, como seres sociais, que a sociedade seja pacifica e piedosa (I Tm 2.1,2, Rm 12.17,18, Mt 5.9), o Cristão, pois, deve fazer tudo quanto puder para ser um embaixador da paz na sociedade.
III. O MOTIVO E O MÉTODO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DOS CRISTÃOS
O cristão deve fazer o bem social somente afim de ganhar uma oportunidade de fazer algum bem espiritual adicional? Ou o bem social deve ser feito pôr amor a ele mesmo?
A. Os Motivos para a Prática do Bem Social
1.É um bom testemunho de Cristo - Rm 13.5; I Pe2.13,15. Recusar-se a fazer o bem em nome de Cristo é trazer opróbrio sobre Cristo pôr omissão.
2.Aquilo que é feito para os necessitados é feito a Cristo - Mt 25.40-45, Cl 3.23,24.
3.O bem social pode ajudar a ganhar os homens para Cristo - I Co 10.33, I Co 9.22
4.Fazendo o bem pôr amor a ele mesmo - Jesus praticava o bem social pôr amor a este próprio bem. Curou dez leprosos sabendo que somente um deles voltaria para agradecer (Lc 17.13ss). Ele insistia em que se fizesse o bem aos inimigos que não retribuiriam o favor (Mt 5.43,44), e aos necessitados que não poderiam pagar a bondade (Lc 14.12,13). O Cristão, seguindo a Cristo deve fazer qualquer bem que puder, meramente porque é o bem, quer alguém o aprecie ou é levado pôr ele a Cristo, quer não.
C.O Método para Fazer o Bem Social
Falando de modo geral, a responsabilidade social do cristão é clara: deve fazer o melhor que pode, para providenciar as necessidades básicas (alimentos, roupas, abrigo, etc.) daqueles que não podem prover para si mesmos. O problema não é saber o que fazer, mas, sim, saber como melhor fazê-lo.
1.Ajudando os outros a ajudarem a si mesmo
A sociedade não deve aos pobres o sustento; deve-lhes um meio de ganhar a vida. Logo, seria muito mais construtivo para o amor achar meios de empregar os homens do que simplesmente continuar a sustentá-los. E visto que a educação é crucial para o emprego, segue-se que um modo muito básico para o amor ser construtivo é ajudar a educar os necessitados.
2.Ajudando os outros a não danificar a si mesmo. Nem todo homem sabe o que é melhor para si mesmo. A coisa amorosa para fazer é recusar-se a dar dinheiro ou qualquer coisa para qualquer pessoa que assim aumentaria os problemas da sociedade, os seus próprios ou os dos outros.
3.Ajudando os Seus a Ajudar os Outros. Não é necessariamente egoísta cuidar que a pessoa obtenha uma educação e um emprego para si mesma e procure o mesmo para sua família. Se uma homem não revela amor e cuidado para si mesmo e para seus próprios familiares, logo, outra pessoa terá de fazê-lo. Se um homem passa seu tempo cuidando dos seus de modo que outra pessoa não precisa fazê-lo, além disto, de modo que os seus possam, pôr sua vez, ajudar aos outros, segue-se que está realizando um bem específico para a sociedade em geral.
Autor Desconhecido
Publicado por: Pastor Aldeci Araújo
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