segunda-feira, 29 de março de 2010

Saúde - Nova gripe: Veja porque se vacinar

O Brasil registrou 165 casos suspeitos da nova gripe nos primeiros dois meses deste ano. Outras 121 pessoas foram hospitalizadas, com síndrome respiratória aguda. Os números foram apresentados pelo secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, durante uma palestra realizada no dia 9 de março, sobre a Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza. A primeira fase da vacinação começou no dia 8 de março, para profissionais de saúde e grupos indígenas. A partir do dia, 22 de março, é a vez de gestantes, pessoas com doenças crônicas e crianças entre 6 meses de idade e 2 anos. O vírus da nova gripe (Influenza A H1N1) deverá predominar no Brasil a partir deste ano e a taxa de mortes deverá ser igual ou inferior ao apresentado pela gripe sazonal (comum).

Só no ano passado, a gripe comum matou cerca de 70 mil pessoas no país. Mas, segundo o médico infectologista e professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Unaí Tupinambás, que lida com doenças infecto-contagiosas há 20 anos, a gripe comum deverá perder força em razão do surgimento da nova doença.

A explicação para a prevalência da nova gripe sobre a comum se deve ao fato de as pessoas terem desenvolvido resistência, ao longo dos anos, ao vírus da gripe existente anteriormente. Segundo Tupinambás, com o passar do tempo e com a introdução da nova vacina contra a gripe A, também haverá acomodação do vírus. "A grande maioria das síndromes gripais - e a nova gripe está incluída nisso - é branda. De cada 100 pacientes, 5 ou 10 irão precisar de cuidados especiais", afirmou.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, citou uma pesquisa realizada entre os dias 20 e 24 de fevereiro, com 1,3 mil pessoas de 352 cidades do país. Dos entrevistados, 71% afirmaram acreditar na vacina e 84% disseram que gostariam de tomá-la. Confira o vídeo abaixo com o calendário de vacinação e programe-se! 



Fonte: Portal UAI

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Nosso Endereço:

Rua Marechal Costa e Silva, n.208 - Paulo Afonso - Bahia
e-mail.: igrejabatistatabernaculo@gmail.com
Pastor Aldeci: (75) 3281. 5769
Obrigada pela visita....Fique na PAZ!

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO